Saciedade



“Ah! Todas vós, os que tendes sede, vinde às águas; e vós, os que não tendes dinheiro, vinde, comprai e comei; sim, vinde e comprai, sem dinheiro e sem preço, vinho e leite.”
(Is 55.1)



No livro “Caminhando com Deus em meio à dor e ao sofrimento”, Timothy Keller afirma que, “o sofrimento surge quando existe uma distância entre os desejos do seu coração e as circunstâncias da sua vida”. Essa distância entre as expectativas do coração e a circunstâncias, geram a insatisfação. Hoje muitas pessoas vivem insatisfeitas com o trabalho, com a igreja, com o casamento, ou até com a própria vida. Segundo o Keller, existem duas formas diferentes de encarar a insatisfação da alma: (1) a forma moderna que é mudar a circunstância, isto é, se o casamento está ruim, se separar e casar de novo, se insatisfeito com o trabalho, abandoná-lo e conseguir outro, e o mesmo para igreja, amigos, bens materiais, etc. O problema desta solução moderna é que faz com que o importante se torne descartável, além de gerar pessoas inconstantes, sem responsabilidade com compromissos firmados e que vivem fugindo da realidade, mas que continuam insatisfeitas com suas vidas; (2) a outra forma é a estoica (também podendo ser chamada de budista), que consiste em reprimir os desejos (ou expectativas). Porém, mais uma vez isso não resolverá o problema da insatisfação da alma, e produzirá pessoas frias, sem paixões e muitas vezes isoladas e ressentidas.

Há uma terceira forma para lidar com a insatisfação da alma: ao invés de “negar nossos desejos” ou viver “mudando as circunstâncias” e nos dois casos continuarmos insatisfeitos, quando as circunstâncias não correspondem aos nossos desejos do coração, precisamos confiar em Deus e buscarmos a Jesus, o único que pode saciar nossa alma!

No texto bíblico de Isaías 55, o Senhor oferece àqueles que vão até Ele pela fé: saciedade e libertação de seus ídolos (v.1-2); vida para alma e aliança perpétua (v.3); perdão (v.7); alegria e paz eterna (v.12). E a maravilha da graça neste texto é que todos estes presentes são gratuitos, pois o próprio Senhor diz, que podemos comprá-los “sem dinheiro” (cf. Efésios 2.8-10). No v. 2, o Senhor vai no âmago do problema da insatisfação, que é a idolatria do coração do homem. Ele ensina que o homem não pode ser saciado ou satisfeito pelas coisas terrenas, Ele diz: “Por que gastais o dinheiro naquilo que não é pão, e o vosso suor, naquilo que não satisfaz? Ouvi-me atentamente, comei o que é bom e vos deleitareis com finos manjares”. “Comer o que é bom” e “deleitar-se” neste versículo tem o sentido espiritual, portanto, o ensino central deste capítulo é como termos saciedade no Senhor através da sua graça.

Há um convite imperativo neste capítulo, e este deve ser considerado como ponto de partida para a saciedade, o Senhor diz: todas vós, os que tendes sede, vinde”. O Senhor pede-nos para irmos a Ele para sermos saciados, para receber sua graça, contudo a própria reposta a este convite já é graça, pois somente por meio da ação o Espírito Santo o homem pecador pode desejar ser saciado pelo Senhor. Outros imperativos graciosos continuam ao longo do texto de Isaías, o Senhor também nos exorta a “ouvir” sua voz (v.2, 3), a “buscá-lo e invoca-lo” enquanto Ele está perto (v.6), e a “deixar” o caminho errado pelo arrependimento e “converter-se” ao Senhor, pois Ele é rico em perdoar (v.7). A saciedade assim, é fruto de um relacionamento íntimo com o Senhor, de uma conversão verdadeira e genuína ao único que pode saciar o coração do homem. Agostinho de Hipona entendeu essa verdade quando disse: “Fizeste-nos, Senhor, para ti, e o nosso coração anda inquieto enquanto não descansar em ti”.

Por fim, meu desejo a ti, querido amigo e irmão, é que você encontre saciedade no Senhor. Com amor rogo, que você vá até Ele com fé e através da fé, pois o Senhor Jesus disse: “Aquele que vem a mim de modo algum eu o lançarei fora” (João 6.37). Vá e compre gratuitamente o que pode saciar o seu coração, ouça a voz do seu Senhor te chamando com amor e graça: “Vinde as águas... vinde, comprai e comei, sim, vinde...” Busque e invoque ao Senhor até seu coração estar cheio Dele, se arrependa de seu caminho errado e converta-se ao Senhor, então: “Saireis com alegria e em paz sereis guiados” (v. 12). 

Postagens mais visitadas deste blog

A Cidadania do Cristão

Halloween ou Reforma Protestante?

Por que Sofremos?

O Amor Faz!

Como será a segunda vinda de Jesus?

O que a Bíblia diz sobre dízimos e ofertas?

Descanso em Jesus

A Verdadeira Luz do Natal

Tolstói: A força da vida e o suicídio