Postagens

Mostrando postagens de fevereiro, 2020

O Cristão e o carnaval

Imagem
Recentemente vi uma notícia de que o carnaval terá neste ano alguns blocos cristãos nas cidades de Salvador, Rio de Janeiro e São Paulo. A reportagem trazida pelo portal de notícias UOL tinha como título a seguinte frase: “Bloco de carnaval cristão quer quebrar preconceitos em sua estreia” . [1] Há um número crescente de “cristãos” hoje em dia que advogam essa “quebra de preconceito” para a participação da famosa festa da carne brasileira. O mundanismo e a permissividade têm crescido muito em nossa época, os quais levam muitos “ditos cristãos” a se embriagarem com suas carnalidades, utilizando a própria “graça” do evangelho para defenderem as suas imoralidades. Contudo, a graça na Bíblia nunca é pretexto para o pecado, e sim motivação para não pecar; nunca é pretexto para a imoralidade, e sim motivação para a pureza moral e a santidade. Para compreender a razão que o cristão não deve participar do carnaval, precisamos entender melhor a origem desta festa. Sua origem remonta as

Descanso em Jesus

Imagem
Descanso é tão necessário para o corpo, como para alma. O cansaço do trabalho, das preocupações quanto ao sustento, contas, segurança, etc., o cansaço dos dias agitados com engarrafamentos no trânsito, das pressões no trabalho, faculdade ou ministério, das metas a serem cumpridas e exigências culturais de sucesso, excelência e realização, e ainda, o cansaço de ser refém de uma sociedade violenta, de ser difamado pelo ímpio, ultrajado, injustiçado, roubado e violentado por aqueles que vivem apenas para fazer o mal; todo este cansaço não afeta apenas nosso corpo e mente, mas a nossa alma. Como é imperativo aprendermos a virtude cristã de descansar nossa alma no Senhor Jesus! Mas certamente não é algo fácil, pois não nos vem de modo natural. Nossa tendência pecaminosa é sempre tentarmos resolver as coisas por conta própria, por nossas próprias forças. Isso aponta para a essência do pecado em nós: sermos nosso próprio Deus (Gênesis 3). Como também aponta para a coisa que mais cans

O que a Bíblia diz sobre dízimos e ofertas?

Imagem
“Trazei todos os dízimos à casa do Tesouro, para que haja mantimento na minha casa...” (Malaquias 3.10a) “Cada um dê conforme determinou em seu coração, não com pesar ou por obrigação, pois Deus ama quem dá com alegria.” (2 Coríntios 9.7 – NVI) Um dos maiores problemas que temos enfrentado nos dias de hoje em consequência do que tem sido pregado e ensinado nos púlpitos “evangelicais”, é a questão dos dízimos e ofertas. Muitas igrejas têm negociado o evangelho e estão vendendo a salvação. Em uma espécie de venda de “indulgências dos tempos modernos”, milhares de pessoas acreditam que estão comprando as bênçãos do Senhor, por valores caríssimos, tanto para quem compra, como para igreja cristã, que no final é quem paga a conta, pois perde a essência, o respeito, a dignidade e o foco, que deve ser somente Cristo. É necessário voltarmos urgentemente ao verdadeiro evangelho. [1] Diante desse cenário, o assunto “dízimos e ofertas” tem sido cheio de controvérsias, p

O verdadeiro discípulo

Imagem
  “ Assim, pois, todo aquele que dentre v ós não renuncia a tudo quanto tem não pode ser meu discípulo.” (Lucas 14.33) Todo o cristão é discípulo? É possível ser verdadeiro cristão e não ser verdadeiro discípulo? Como o cristão pode encher sua vida diária de Cristo, de devoção e oração ao ponto de ser verdadeiramente “sal e luz do mundo” (cf. Mateus 5.13-16)? Por que o cristianismo brasileiro não tem transformado efetivamente a sociedade em que vivemos? Um dos motivos do cristianismo atual não ser transformador, está no fato dos que se dizem cristãos, não serem discípulos verdadeiros . Eles assim vivem o dia-a-dia como se Cristo nem existisse, pois não renunciaram verdadeiramente a si mesmos, e não passaram a “buscar o reino de Deus e sua justiça em primeiro lugar” (cf. Mateus 6.33). Precisamos denunciar um erro que infelizmente nos foi ensinado por nossa cultura evangélica atual, nós aprendemos a separar a nossa vida em duas: uma secular cotidiana (que se torna a