Descanso em Jesus


Descanso é tão necessário para o corpo, como para alma. O cansaço do trabalho, das preocupações quanto ao sustento, contas, segurança, etc., o cansaço dos dias agitados com engarrafamentos no trânsito, das pressões no trabalho, faculdade ou ministério, das metas a serem cumpridas e exigências culturais de sucesso, excelência e realização, e ainda, o cansaço de ser refém de uma sociedade violenta, de ser difamado pelo ímpio, ultrajado, injustiçado, roubado e violentado por aqueles que vivem apenas para fazer o mal; todo este cansaço não afeta apenas nosso corpo e mente, mas a nossa alma.

Como é imperativo aprendermos a virtude cristã de descansar nossa alma no Senhor Jesus! Mas certamente não é algo fácil, pois não nos vem de modo natural. Nossa tendência pecaminosa é sempre tentarmos resolver as coisas por conta própria, por nossas próprias forças. Isso aponta para a essência do pecado em nós: sermos nosso próprio Deus (Gênesis 3). Como também aponta para a coisa que mais cansa a nossas almas, que é a busca de auto-justificação, isto é, de validação de nossa justiça própria e identidade, na tentativa de nos auto salvarmos.

Por isso que é tão imprescindível aprendermos a descansar em Cristo pela fé. Esse aprendizado diz respeito a essência da vida cristã, pois é o retorno do coração para o lugar correto, para Deus o nosso criador. Nos salmos, quando atribulado, Davi sempre buscava encontrar paz no Senhor. No Salmo 4, quando ele estava sofrendo com a difamação de homens maus, ele diz: “Irai-vos e não pequeis; consultai no travesseiro o coração e sossegai. Mais alegria me puseste no coração do que a alegria deles, quando lhes há fartura de cereal e de vinho. Em paz me deito e logo pego no sono, porque, SENHOR, só tu me fazes repousar seguro.” (vs. 4, 7 e 8). Em outro salmo, os filhos de Coré dizem: “Por que estás abatida, ó minha alma? Por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei, a ele, meu auxílio e Deus meu.” (Sl 42.5)

A justiça de Deus, e o fato que nenhum ato ficará impune diante do Senhor, também nos ajuda a descansar nele. A certeza de que há um Deus soberano e justo, que vê todas as coisas, alivia nosso coração quando somos injustiçados, nos livrando dos sentimentos de vingança, ódio, rancor e amargura. Em Provérbios 2.22 lemos que, “os ímpios serão eliminados da terra, e dela os infiéis serão arrancados”, e em Romanos 12.19 o apóstolo Paulo nos exorta dizendo: “amados, nunca procurem vingar-se, mas deixem com Deus a ira, pois está escrito: ‘Minha é a vingança; eu retribuirei’, diz o Senhor”.

Mas o descanso no Senhor não se refere apenas a injustiça que sofremos, mas diz respeito principalmente à busca de nossa identidade. Enquanto buscarmos identidade em nós mesmos, na autorrealização, no prazer e felicidade, nas riquezas ou nos méritos pessoais, continuaremos cansados. Mas quando entendermos que nossa identidade está no fato de sermos amados pelo Senhor, aceitos através da fé, e feitos seus filhos, então encontraremos descanso. Este é o descanso de entender que a salvação de nossa alma não depende de nós, como Timothy Keller afirma:

A maioria de nós trabalha com afinco para provar a si mesmo, para convencer a Deus e aos outros de que é uma boa pessoa. Esse trabalho não tem fim, a menos que descansemos no evangelho [...] [Jesus] viveu a vida que deveríamos ter vivido e morreu a morte que deveríamos ter morrido. Se você deposita sua confiança na obra consumada por Jesus, sabe que Deus está satisfeito com você e você pode ficar satisfeito com a vida [1]


Para o Keller, o descanso tem relação íntima com a satisfação. Quando Deus criou o mundo no sétimo dia ele descansou, e ali seu descanso é demonstrado por sua satisfação com todas as coisas criadas, pois ele viu que tudo era “muito bom” (Gênesis 1.31). Davi, no Salmo 23 também compreendeu essa relação íntima entre descanso e satisfação, quando diz: “O SENHOR é o meu pastor; nada me faltará [isto é, nada sentirei falta]. Ele me faz repousar em pastos verdejantes. Leva-me para junto das águas de descanso; refrigera-me a alma [...]” (vs. 1 e 3).

 É importante destacar que este descanso só é possível através da fé em Jesus. Precisamos, assim, crer nas palavras do Apóstolo Pedro: “lançai sobre ele todas as vossas preocupações, porque ele tem cuidado de vós” (cap. 5.7), e confiar com o coração nas palavras do profeta Naum: “O Senhor é bom, é fortaleza no dia da angústia, e conhece aqueles que Nele confiam” (cap. 1.7). Também, precisamos compreender que a fé se mostra através da oração e da dependência, conforme Paulo nos exorta em Filipenses: “Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus” (cap. 4.6).

Concluindo, Cristo é o nosso descanso! Só ele pode aliviar o fardo do pecado e das preocupações que carregamos em nossa alma! Por isso ele nos chama, hoje e agora: “vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei” (Mateus 11.28). Em nome de Jesus, e por sua graça, que possamos dia após dia aprender a descansar em Jesus, e Nele encontrar satisfação e refrigério para nossa alma!


[1] Keller, Tim. A cruz do Rei . Vida Nova. Edição do Kindle.

Postagens mais visitadas deste blog

A Cidadania do Cristão

Halloween ou Reforma Protestante?

Por que Sofremos?

O Amor Faz!

Como será a segunda vinda de Jesus?

Saciedade

O que a Bíblia diz sobre dízimos e ofertas?

A Verdadeira Luz do Natal

Tolstói: A força da vida e o suicídio